Precisa de Ajuda?
02/06/2022

O que é necessário para internar uma pessoa alcoólatra?


Compartilhe:

Se você deseja saber o que é necessário para internar uma pessoa alcoólatra, está no lugar certo. A bebida alcoólica faz parte de nossa sociedade há milhares de anos. Atualmente, o álcool está inserido em muitos encontros sociais, sejam eles casuais ou formais.

Esse cenário e o fácil acesso que se tem ao consumo dessas bebidas, abre portas para um triste quadro clínico: o alcoolismo. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o alcoolismo é uma doença caracterizada pela dependência do indivíduo ao uso abusivo de álcool.

Muitas vezes, a pessoa que consome bebidas alcoólicas de forma descontrolada, não reconhece que está doente e que precisa de ajuda. Além disso, em alguns casos, pode até mesmo colocar a sua própria vida e a de outros em risco.

Em meio a tudo isso, como fazer para internar um alcoólatra? A quem procurar? O que é preciso? A resposta para essas e outras questões serão respondidas logo a seguir. Continue a leitura e saiba mais.

Como fazer para internar uma pessoa alcoólatra?

Em primeiro lugar, o familiar ou amigo mais próximo precisa entrar em contato com uma clínica de reabilitação de confiança. É fundamental realizar uma pesquisa da instituição de interesse para saber se ela está devidamente regulamentada e se utiliza técnicas profissionais.

Em seguida, a pessoa alcoólatra precisará se submeter a avaliação médica para verificar a necessidade ou não de internação. Geralmente, é o psiquiatra responsável por essa avaliação.

Se confirmada a necessidade de internação, o Ministério Público deverá ser notificado, com a apresentação da solicitação da família junto com o laudo médico. Mas em alguns casos os familiares não precisam se preocupar com o procedimento, pois é a clínica que realiza todo o processo.

Entretanto, caso o Ministério Público não seja comunicado, a internação será considerada cárcere privado, trazendo sérios problemas para a instituição de saúde e para os parentes do indivíduo. Logo, fique de olho em cada passo da clínica.

Tipos de internação

O tipo mais comum é a internação voluntária, que se dá quando o próprio indivíduo reconhece sua doença e procura, por si mesmo, auxílio médico. Mas nem sempre isso acontece. Muitos alcoólatras acham que não precisam de ajuda e, por isso, devem ser internados contra a sua própria vontade.

Além de saber o que é necessário para internar uma pessoa alcoólatra é muito importante diferenciar a internação compulsória de involuntária, pois ainda que ambas ocorram contra a vontade do indivíduo, há diferenças no modo como elas acontecem. Veja abaixo.

Internação Compulsória

Na internação compulsória, o tratamento é iniciado contra a vontade do indivíduo, mas solicitado por um juiz. Geralmente, nesses casos, o dependente coloca a vida de outras pessoas em risco para conseguir alimentar o vício. Logo, o alcoolismo torna-se uma questão de saúde e segurança pública.

Internação involuntária

Como o próprio nome sugere, a internação involuntária também ocorre sem o consentimento do dependente químico. No entanto, diferente da compulsória, o pedido é feito pelos familiares, junto a uma clínica de reabilitação. Lá, o médico psiquiatra fará toda a avaliação e determinará a hospitalização.

O que acontece depois da internação involuntária?

Em uma clínica especializada como o Grupo Casoto, com profissionais acolhedores, a equipe vai explicar o que é necessário para internar uma pessoa alcoólatra e vai direcionar cada passo que precisará ser dado.

Quando o dependente químico estiver se instalado na instituição, os profissionais realizarão todo o tratamento para que ele compreenda a necessidade de cuidados. Geralmente, o paciente entende a relevância da internação e prossegue na clínica.

Toda pessoa alcoólatra precisa de internação involuntária?

Não. A internação involuntária para pessoas alcoólatras ocorre nas seguintes situações: Ela representa um perigo tanto para si mesmo quanto para os outros e ela pode ser levada à morte devido ao uso abusivo de álcool. Lembrando sempre que, nesses casos, ela não reconhece que está doente.

Em outros quadros mais leves e moderados, o alcoólatra manifesta a necessidade de ajuda e procura por apoio familiar e profissional. Alguns pedem para ser internados, o que é mais raro, mas acontece.

Por fim, independente da gravidade da situação, é de suma importância que a família esteja presente em todo o tratamento. O indivíduo precisa se sentir acolhido, amado e compreendido. Portanto, não julgue e nem critique, mas apoie e ofereça todo o suporte necessário.

Formulário de contato

Por favor preencha todos os campos


Enviada! Sua mensagem foi enviada com sucesso.
Erro! Não foi possível enviar a mensagem. Por favor tente novamente mais tarde.
Newsletter Cadastre seu e-mail