Precisa de Ajuda?
04/10/2017

Importância da Família no Tratamento de Usuários de Drogas


Compartilhe:

Muitos familiares acreditam que, ao colocar o dependente em uma boa clínica de recuperação, o seu papel já está encerrado. Pensam que a equipe de profissionais do local vai se encarregar de todo o resto e que o seu ente querido voltará para casa depois de um tempo sendo outra pessoa. Esse é um pensamento muito equivocado.

O tratamento de dependentes químicos depende muito de cada caso, mas sempre há um ponto em comum: nunca é fácil para uma pessoa passar por ele. Abandonar o vício significa deixar para trás algo que se tornou o centro da vida do dependente durante um bom período de tempo. Não bastasse isso, ele ainda sente uma série de reações físicas e mentais, especialmente enquanto está sendo desintoxicado.

A verdade é que, sem o apoio da família, o trabalho dos profissionais se torna muito mais difícil e as chances de que o tratamento de reabilitação não seja bem sucedido aumentam muito.

O papel da família começa em aceitar o problema. Muitos pais têm dificuldades de admitir que o filho é um dependente químico que precisa de ajuda. Fecham os olhos até que a situação se agrave ainda mais, podendo acabar de forma trágica. Portanto, aí está o primeiro passo: olhar com sinceridade para a condição desse ente querido e buscar a ajuda adequada.


Muitas vezes, a clínica solicita que a família também faça terapia, dependendo das motivações que foram identificadas para que o paciente tenha caído no mundo das drogas. Quando esse for o caso, é importante que pais, filhos, cônjuges ou quem for realmente participem.

O tratamento de reabilitação dos usuários de drogas contra a dependência química não é dedicado somente ao dependente, mas sim a todos os que convivem com ele e que, de certa forma, também são afetados pelo vício.

Prejudicar a própria situação financeira, deixando de pagar as contas ou de comprar itens de primeira necessidade para comprar bebidas alcoólicas. Em alguns casos, o alcoólatra pode até vender aquilo que tem em casa para conseguir dinheiro para beber, exatamente como acontece com drogas ilícitas.


A equipe da Clinica de Recuperação está a disposição para melhor orientar e atendemos todos dias nos telefones do site e também via Chat Online e WhatsApp. Não deixe de nos procurar !!!

 

Formulário de contato

Por favor preencha todos os campos


Enviada! Sua mensagem foi enviada com sucesso.
Erro! Não foi possível enviar a mensagem. Por favor tente novamente mais tarde.
Newsletter Cadastre seu e-mail