Precisa de Ajuda?
27/10/2016

Atividade física para usuários de drogas


Compartilhe:

Sair das drogas,alcoolismo e sedentarismo depende de você, por isso a pratique uma atividade física, os benefícios vão desde evitar doenças até mesmo na melhora do convívio social.

Atualmente temos ouvido muito o termo Fitness, seja saudável, pratique atividade física, tenha o corpo ideal, etc. Mas qual a importância da prática esportiva?
Primeiro vamos entender o que é atividade física para usuários de drogas? É a união de ações que uma pessoa ou um grupo realiza envolvendo gastos calóricos e para isso é preciso fazer exercícios com movimentos corporais, de modo que se tenha como resultados os benefícios à saúde.

O inverso da prática de exercícios físicos é o sedentarismo, um problema que está crescendo e preocupando muito, já que a população tem gasto bem menos calorias se comparada ao que gastava há 100 anos, o que explica porque o sedentarismo afeta cerca 70% da população brasileira, ou seja, mais do que a obesidade e a hipertensão.

Uma das principais causas do sedentarismo pode ser compreendido como o estilo de vida atual, que corresponde a 54% do risco de morte por infarto e por 50% do risco de morte por derrame cerebral, as principais causas de morte em nosso país. AS pessoas mais sujeitas ao sedentarismo são mulheres, idosos e pessoas de nível sócio-econômico.
Benefícios da prática de atividade física para usuarios de drogas

Com relação à saúde física, podemos dizer que o primeiro beneficio é perda de peso e da porcentagem de gordura corporal, além da redução da pressão arterial melhora do diabetes, diminuição do colesterol e aumento do HDL-colesterol, conhecido como "colesterol bom".

Todos esses benefícios ajudam na prevenção e no controle de diversas doenças, sendo importantes para a redução da mortalidade associada a elas. Para se ter uma ideia, pessoas que deixam de ser sedentárias e passam a ser um pouco mais ativas conseguem diminuir o risco de morte por doenças do coração em 40%, ou seja, isso demonstra que uma pequena mudança nos hábitos de vida é capaz de provocar uma grande melhora na saúde ,na qualidade de vida, na recuperação da dependência química.

Mas não é só para o corpo que os benefícios são destinados, na saúde mental, a prática de exercícios auxiliar na regulação das substâncias relacionadas ao sistema nervoso, também ajuda a melhorar o fluxo de sangue para o cérebro, além disso, auxilia também na manutenção da abstinência de drogas e na recuperação da auto-estima, já que é comprovado que existe a redução da ansiedade e do estresse. E por fim, a atividade física também pode atuar nos efeitos do convívio social, tanto no ambiente de trabalho quanto no familiar.

Formulário de contato

Por favor preencha todos os campos


Enviada! Sua mensagem foi enviada com sucesso.
Erro! Não foi possível enviar a mensagem. Por favor tente novamente mais tarde.
Newsletter Cadastre seu e-mail