Precisa de Ajuda?
05/01/2023

A atuação do psicólogo em clínica de reabilitação


Compartilhe:

A atuação do psicólogo em clínica de reabilitação na dependência química é de extrema importância no tratamento do dependente.

Pensamos nesta importância levando em consideração que o paciente não é somente corpo, mas mente também e enquanto que os medicamentos visam o tratamento da parte química do organismo dele, o psicólogo atua no cuidado da sua mente.

Com as intervenções certas, o profissional da psicologia altera os pensamentos do paciente e o seu relacionamento em relação à droga.

O tratamento na dependência química é feito de forma multidisciplinar e multiprofissional, onde o psicólogo como parte desta equipe, torna o tratamento do indivíduo integral.

Vamos abaixo, entender melhor como se dá essa atuação de maneira mais prática, por isso, não pare de ler agora, continue para entender melhor como se dá esse processo de cura para além da química orgânica.

Como acontece a atuação do psicólogo em clínica de reabilitação?

A atuação do psicólogo na reabilitação química é reestruturar os pensamentos do dependente. 

Sendo o primeiro passo a compreensão desta relação entre dependente e o uso das drogas, feito isso, sua atuação vai se dar de acordo com a melhor abordagem psicológica que for escolhida para seguir com o processo de tratamento mais adequado.

Ao se debruçar sobre a história que envolve o psicossocial do paciente, o psicólogo torna-se fundamental para que a escuta sobre essa história seja compreensiva.

Ao olhar para além da dependência, o profissional da psicologia procura entender sua a história do paciente, as razões e motivações, ajudando-o a encontrar formas diferentes de solucionar os seus problemas.

Desta forma, o olhar do paciente sobre si mesmo se transforma, passando assim a se ver autor de sua história, senhor de suas escolhas e com a ajuda do psicólogo, inicia esse processo de autonomia.

A atuação do psicólogo em clínica de reabilitação não é punitiva, mas sim com o papel de atuar na tentativa de fazer o paciente compreender seu papel na sua própria história, sem a necessidade do uso de drogas para que sua existência seja feliz ou melhorar as suas características ou mesmo sua atuação social.

Qual o papel do psicólogo na equipe multidisciplinar?

Claro que a atuação do psicólogo dentro de uma equipe multidisciplinar precisa ser reconhecida pelos demais profissionais. Porém, ainda é possível encontrar um desmerecimento por parte de alguns destes em relação ao papel do psicólogo, dificultando-lhe o trabalho.

Sendo assim, cabe ao profissional da psicologia se impor e mostrar a importância da sua atuação, não para seu próprio bem estar, mas para que possa ser compreendido a importância e eficácia de sua abordagem no processo do dependente.

No entanto, quando o usuário e sua família compreendem a importância deste profissional, os próprios podem procurar a ajuda dele, por um preço acessível, mesmo que não o encontre na clínica de reabilitação.

Em uma equipe multidisciplinar, cada um dos profissionais atuantes contribuem com o seu conhecimento científico e experiência profissional, de forma conjunta, sem que um tire o espaço do outro, pois o tratamento é integral.

É desta forma que tanto o paciente quanto a família, enquanto dependente e grupo de apoio, conseguem se reerguer da melhor forma possível, pois sabemos que o sofrimento é conjunto.

Importância da psicologia no tratamento da dependência química

Esse papel da psicologia é ainda mais indispensável se o usuário tem áreas de sua vida que são comprometidas.

Claro que as drogas comprometem várias áreas, tais como: área financeira, social, cognitiva e, sem dúvidas, acaba por comprometer a emocional também.

Diante de uma complexidade de situações que fogem ao seu controle, o dependente não consegue lidar com todas e por isso, acaba por se envolver ainda mais com as drogas, como um meio de fugir das situações que não controla.

Consequentemente, a terapia age auxiliando também, o dependente a se apropriar de seu tratamento, sem que se tornem outra pessoa responsável por isso.

Para que esse objetivo seja alcançado, é preciso que o dependente se comprometa e o psicólogo o auxilia neste processo também.

E é a atuação do psicólogo em clínica de reabilitação do Grupo Casoto, que este profissional também que irá trabalhar dando o suporte emocional que a família necessita, no enfrentamento do tratamento de seu ente, melhorando a comunicação entre eles.

Formulário de contato

Por favor preencha todos os campos


Enviada! Sua mensagem foi enviada com sucesso.
Erro! Não foi possível enviar a mensagem. Por favor tente novamente mais tarde.
Newsletter Cadastre seu e-mail