Profissionais para Tratamento da Dependência Química

Profissionais para Tratamento da Dependência Química


Certamente existem vários profissionais para tratamento da dependência química, isso porque é importante que os pacientes consigam obter os melhores resultados através de um acompanhamento completamente especializado.

Na verdade, é muito importante que as pessoas consigam compreender que esses profissionais precisam ter experiência nesse tipo de processo, justamente para que os adictos consigam se recuperar de sua dependência que o deixa completamente doente.

 

Conheça os profissionais para tratamento da dependência química

É preciso compreender que os profissionais para tratamento da dependência química são bem específicos, visto que cada um deles trata algo importante para a vida do paciente e para auxiliar na recuperação da dependência química e alcoólica. Desta maneira, é preciso entender quais são os profissionais envolvidos na reabilitação dos pacientes:

 

  • Enfermeiros;
  • Médicos Clínicos gerais;
  • Psiquiatras;
  • Psicólogos;
  • Terapeutas tanto cognitivos quanto holísticos;
  • Assistentes Sociais;
  • Monitores;
  • Cozinheiros;
  • Profissionais de educação física;
  • Coordenadores;
  • Nutricionistas;

 

Essa equipe de profissionais para tratamento da dependência química acaba formando então uma rede de apoio, a mesma busca a recuperação e o auxílio de desenvolvimento de valores do paciente.

Os profissionais acabam ajudando o paciente no desenvolvimento de valores, entre os mesmos: comportamentos e filosofias de vida, as mesmas devem ser desenvolvidas para ajudar a estruturar a nova maneira de viver do adicto.

Além disso, a família também deverá ser conduzida por alguns desses profissionais para tratamento da dependência química, isso porque a mesma precisa entender como lidar com a reabilitação do paciente.

A ideia é proporcionar maior equilíbrio e ainda a reabilitação do paciente na readaptação direta para a sociedade, desta forma, é importante que os familiares saibam escolher exatamente qual é a melhor instituição para realização desses tratamentos.

Além do mais, é interessante compreender o que cada profissional acaba fazendo dentro dessas instituições, para ajudar na reabilitação dessa pessoa que é dependente químico, sendo assim:

Nutricionista

 

Esse profissional possui uma função essencial, e a mesma diz respeito a elaborar um cardápio balanceado para que os residentes consigam consumir os nutrientes mais necessários em suas refeições diárias.

Geralmente esse nutricionista que é especialista em dependência química realmente sabe bem quais são as vitaminas necessárias e que são capazes de inibir a necessidade de usar entorpecentes. 

 

Educadores físicos (profissionais de educação física)

Esse de fato é um dos principais profissionais para tratamento da dependência química, sendo que os mesmos são capazes de trabalhar por completo as questões físicas dos residentes, eles entendem as atividades e exercícios físicos para melhorar as condições físicas e psicológicas dos dependentes.

 

Psicólogos

Os psicólogos são capazes de trabalhar os fatores que influenciam o uso de drogas por parte do paciente, o papel desse profissional é ajudar ao mesmo a superar a dificuldade de largar os vícios.

 

Psiquiatras

Esse é o profissional capaz de prescrever medicamentos e ainda verificar se o paciente possui outros transtornos.

 

Terapeutas

Os terapeutas são profissionais capazes de ajudar a família e o dependente químico a superar esse problema, aborda os mesmos em palestras ou conversas e ainda atua ajudando na ressocialização ao comportamento social.

 

Enfermeiros

São os responsáveis por dar a medicação prescrita pelos médicos e psiquiatras, além de auxiliar no cuidado dos pacientes.

 

Monitores

São responsáveis por monitorar as atividades dos pacientes, tomando precauções necessárias para que os mesmos não tenham acessos às substâncias ilícitas.

 

Cozinheiros

São os responsáveis pelo preparo dos alimentos que devem ser servidos aos pacientes! É importante compreender que todos esses profissionais para tratamento da dependência química, são essenciais para que o paciente consiga ter sucesso em seu tratamento e tenha menos tendência a ter recaídas!