Clínica de recuperação no Rio Grande do Norte

Clínica de recuperação no Rio Grande do Norte


O funcionamento de uma clínica de recuperação no Rio Grande do Norte – RN ainda gera dúvidas em muitas pessoas, sobretudo naquelas que estão à procura de um tratamento de dependência química e alcoolismo. No entanto, os principais questionamentos são relacionados ao que é essa instituição, como ela funciona e quais são os tipos de tratamento que ela oferece.

Este post foi desenvolvido especialmente para esclarecer esse tipo de questionamento que os familiares, amigos e até mesmo o próprio usuário tem ao buscar um tratamento especializado para a cura da dependência química. Ao concluir a leitura, as dúvidas quanto aos tratamentos realizados certamente serão sanadas:

O que é uma clínica de recuperação?

A clínica de recuperação é um espaço especializado e destinado ao tratamento de pessoas dependentes de algum tipo de substância psicoativa, sejam elas lícitas ou ilícitas. É nesse ambiente que os usuários poderão contar com a ajuda de especialistas na área para diminuir e/ou eliminar os sintomas da dependência. Dentre os profissionais que compõe a equipe, destacam-se: enfermeiros, psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais, médicos, dentre outros.

Tais profissionais assistem o usuário em tempo integral e estão disponíveis para ajuda-lo a qualquer momento. No entanto, é importante ressaltar que, a presença dos mesmos é mais intensa quando o usuário está passando pela fase da desintoxicação e precisa lidar com os sintomas da abstinência.

Geralmente, a clínica de recuperação no Rio Grande do Norte – RN está situada e locais afastados dos centros das cidades e de difícil acesso. Isso ocorre porque durante o tratamento de dependência química e alcoolismo, o usuário precisa de um espaço acolhedor, tranquilo e discreto para que possa se recuperar adequadamente. Afinal, o tratamento é intenso, sobretudo quando a dependência está e um grau muito elevado.

Como é o funcionamento da clínica?

A forma de funcionamento e tratamento dos usuários dependentes de drogas varia de acordo com as necessidades do mesmo, assim como do seu grau de dependência e de como ele chegou à instituição. Quando o usuário é internado por vontade própria, o tratamento de dependência química e alcoolismo são iniciados imediatamente.

No entanto, infelizmente, são poucos os casos em que o usuário busca tratamento por conta própria. Na maioria das vezes, ele não quer ser ajudado e a família precisa tomar as medidas cabíveis e recorrer a internação involuntária e/ou compulsória. Nesses casos, ocorre a mudança no funcionamento da clínica.

Para os casos de internação involuntária e/ou compulsória, a clínica é a responsável pela busca e transporte do usuário até a instituição. Após isso, ele começará a receber os cuidados que precisa de acordo com o grau da dependência e da sua resposta ao tratamento.

Principais tratamentos realizados em clínicas de recuperação

O tratamento de dependência química e alcoolismo prestado por uma clínica de recuperação pode envolver técnicas e serviços específicos, que variam de acordo com as necessidades físicas e psicológicas que cada dependente químico exige. Apesar dessa diversidade, os tratamentos podem ser divididos em dois principais métodos, são eles:

Tratamento interno

O tratamento interno exige a internação em tempo integral do usuário na clínica de recuperação. Ao longo do processo de reabilitação, o dependente químico é acompanhado por uma equipe multiprofissional e participa de sessões psicológicas, individuais ou em grupo, visando o equilíbrio psicossocial do dependente. Geralmente, é utilizado para internação involuntária, cujo grau de dependência é elevado e representa riscos a vida do dependente e a dos seus familiares.

Tratamento externo

Esse tipo de tratamento é bastante recomendado para casos de dependência leve uma vez que, não há a necessidade de uma internação do usuário, o mesmo frequenta a clínica de recuperação apenas para participar dos grupos de apoio, como por exemplo, o dos Alcoólicos Anônimos (A.A) e do atendimento psicológico individual.

Considerações Finais

A dependência química é uma doença séria que afeta tanto a vida do dependente, quanto dos familiares e amigos próximos. Nesse sentido, buscar os serviços de uma clínica de recuperação no Rio Grande do Norte é sem dúvidas, a melhor alternativa.


Apenas essas instituições estão aptas para fornecer um tratamento de dependência química e alcoolismo efetivo, capaz de ajudar o dependente no processo de reabilitação do seu vício e de ressocialização.