Clínica de recuperação no Paraná

Clínica de recuperação no Paraná


Ter um dependente químico na família é sem dúvida um grande desafio para os familiares, pois na maioria dos casos eles terão que intervir para ajudá-lo a livrar-se dos vícios. Para que isso aconteça, o primeiro passo é escolher a melhor clínica de recuperação no Paraná – PR e iniciar o tratamento de dependência química e alcoolismo.
Diante da necessidade dos familiares de escolher a melhor clínica e tratamento, ao longo deste post serão apresentadas diversas informações relevantes quanto ao tratamento e quando a família deve recorrer a uma clínica de recuperação. Confira:

Quando buscar uma clínica de recuperação?

De acordo com especialistas, essa é uma das principais dúvidas das famílias que buscam uma solução para o problema de dependência química de algum familiar. De modo geral, o melhor momento de buscar uma clínica de recuperação em Curitiba – PR é quando a dependência é identificada, afinal quanto mais cedo ela for tratada, maiores serão as chances de sucesso do tratamento.
Infelizmente, quando a família busca os serviços de uma clínica de recuperação o dependente já apresenta um alto grau de dependência, ou seja, quando o seu comportamento afeta não só a ele, como também a todas as pessoas que convive e/ou se relaciona.
Nesse momento, o usuário não é capaz de tomar uma decisão coerente ou recorrer a um tratamento de dependência química e alcoolismo, cabendo à família tomar medidas emergenciais, tais como buscar uma clínica de recuperação no Paraná – PR para realizar a internação involuntária. Na instituição, o usuário poderá receber o tratamento que precisa, de acordo com o seu caso e suas necessidades.

Como é o tratamento da dependência?

De modo geral, o tratamento de dependência química e alcoolismo são baseados na aplicação de métodos para aliviar os sintomas da dependência e restaurar todos os aspectos da vida do usuário, que foram comprometidos devido ao uso excessivo de substâncias químicas. Nele, são realizados atendimentos individuais, coletivos e terapêuticos que atingem diretamente as áreas física, emocional, social e psicológica dos usuários.
Além disso, a clínica de recuperação ainda possui uma equipe especializada, composta por médicos, psicólogos, psiquiatras, enfermeiras e assistentes sociais que assiste o usuário durante todo o período de permanência na instituição.
Durante a sua estadia na clínica, o usuário passa por uma série de entrevistas e realiza exames para que seja identificado o grau de dependência e definido os métodos que deverão ser utilizados para a sua recuperação. É importante destacar que as abordagens variam de acordo com a resposta do dependente e do seu grau de complexidade.
O tratamento só se torna eficiente quando a abordagem é realizada com base nas reais necessidades dos usuários. Por isso, o ideal é que a família pergunte sobre os métodos utilizados pela clínica de recuperação no Paraná – PR antes de contratar os serviços da mesma. É de suma importância que o usuário tenha o suporte da família e de uma equipe especializada em todo o processo de recuperação.

Como funciona o tratamento?

O tratamento de dependência química e alcoolismo geralmente são compostos por três etapas que deverão ser seguidas, independente da forma com que o usuário ingressou na instituição, são elas: a desintoxicação intensiva; a reabilitação individualizada; e a conscientização sobre o consumo de drogas e suas consequências.
A etapa de desintoxicação é considerada a mais complicada e difícil de todo o tratamento, pois nessa fase os profissionais deverão tomar medidas para controlar os sintomas da abstinência. Geralmente, os incômodos são aliviados por meio de medicamentos prescritos pelo psiquiatra; pelo atendimento psicológico individual e algumas técnicas terapêuticas.
Ao chegar na fase da reabilitação, o usuário terá que realizar diversas atividades cujo intuito é restaurar os seus princípios e valores que foram prejudicados pelo uso das drogas. Nessa fase do tratamento de dependência química e alcoolismo também são abordadas questões referentes ao uso de substâncias químicas e realizada a conscientização sobre as mesmas e seus efeitos.

Últimas considerações
Como pode ser observado, o tratamento de dependência química e alcoolismo em uma clínica de recuperação no Paraná – PR influi diretamente nas diversas áreas da vida do usuário que foram prejudicadas pelo consumo excessivo de substâncias químicas. Sendo assim, torna-se fundamental para a recuperação completa do usuário.