Clínica de recuperação na Paraíba

Clínica de recuperação na Paraíba


A dependência química afeta drasticamente a vida de inúmeras pessoas diariamente, destruindo não só a saúde dos usuários, como também os seus laços familiares. Nesses casos, a melhor alternativa é buscar o serviço especializado de uma clínica de recuperação na Paraíba – PB.
Por meio dela, os usuários poderão receber o tratamento adequado e o suporte que necessitam para superar os sintomas da dependência e recuperar a sua qualidade de vida. Diante da importância do papel dessas clínicas e do tratamento de dependência química e alcoolismo, ao longo deste post, serão abordadas questões relacionadas a clínica, o seu funcionamento e o tratamento oferecido por ela. Confira:

Como funciona uma clínica de recuperação?

O uso regular de substâncias psicoativas tem se diversificado cada vez mais, no entanto as mais consumidas continuam sendo o álcool e as drogas ilícitas, como maconha e cocaína.
Ambas causam grandes distúrbios no funcionamento do organismo e da mente dos usuários das mesmas, que recorrem a elas como forma de fugir da realidade e dos incômodos causados pela abstinência. É nesse contexto que surgem tratamento de dependência química e alcoolismo oferecidos pelas clínicas de recuperação em João Pessoa – PB.
Esse tipo de tratamento é realizado por meio de uma equipe de profissionais especializada, que incluem psiquiatras, médicos, psicólogos e assistentes sociais. As equipes multiprofissionais podem adotar os mais variados métodos de tratamento para desintoxicação, que dependem exclusivamente das características do usuário.

O que é uma clínica de recuperação?

Além de terem uma equipe e estruturas adequadas para receber os dependentes químicos, as clínicas de recuperação na Paraíba – PB ainda são responsáveis por oferecer um tratamento de dependência química e alcoolismo. Dentre eles destaca-se: a internação em tempo integral, parcial e ambulatorial.
A clínica de recuperação também é responsável por diminuir os sintomas da abstinência dos dependentes e realizar trabalhos recreativos. Esse tipo de ação é de suma importância para que o usuário possa recuperar os laços familiares e esteja preparado para a ressocialização.
Esse tipo de trabalho representa uma grande distração e alívio para os usuários, pois é um momento em que eles podem esquecer, momentaneamente, o consumo de substâncias químicas e os sintomas da dependência.
É importante destacar que o índice de adesão dos usuários aos tratamentos é elevada, assim como os casos de sucesso. Mesmo quando o usuário é internado por meio da internação involuntária.

Tipos de internação

Normalmente, os familiares sentem dúvidas sobre qual tipo de internação é o mais adequado para o nível de dependência do usuário. Nesses casos, é importante buscar os serviços disponibilizados por uma clinica de recuperação na Paraíba – PB especializada no tratamento de dependência química e alcoolismo.
Essa instituição, conta com uma equipe multidisciplinar de profissionais, aptos para avaliar a necessidade individual de cada dependente e recomendar qual o melhor método de internação para ele. De maneira geral, existem três tipos de internação, a saber:
Internação voluntária
Ocorre quando o dependente de substâncias químicas, tem consciência do seu vício e decide procurar ajuda por vontade própria. Nesse caso, não há a necessidade de autorização judicial para o internamento, apenas a disposição do dependente para iniciar o tratamento.

Internação involuntária

A internação involuntária é recomendada para aquele dependente que não assume que possui um vício, e rejeita qualquer inicio de tratamento de reabilitação. Em situações assim, os familiares podem solicitar a internação do dependente mesmo quando é contra a sua vontade, para tanto é necessário solicitar a internação em um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) ou clínica de recuperação autorizada.
Internação compulsória
Quando é constatado que o dependente gera riscos a sua própria vida ou a das pessoas ao seu redor, pode ser solicitada a internação compulsória perante um órgão judicial, que irá expedir uma autorização de internação. Esse processo pode ser requerido pelas mesmas instituições da internação involuntária.

Últimas considerações
Ao longo do post pode-se perceber quais são os principais tipos de tratamentos e serviços que podem ser prestado por uma clínica de recuperação na Paraíba – PB, para aqueles dependentes que desejam se reabilitar do vicio em substâncias químicas. Essas informações são bastante relevantes, tanto para os familiares quanto para os próprios dependentes, que podem aderir ao tratamento de maneira voluntária preservando sua segurança.