Clínica de recuperação em Roraima

Clínica de recuperação em Roraima


O que é? Como funciona? Como é o tratamento? Essas são apenas algumas das inúmeras dúvidas que as pessoas têm quando estão à procura de uma clínica de recuperação para algum familiar que sofre com as consequências da dependência química.
A resposta a essas perguntas são fundamentais para que seja feita a escolha correta. Nesse sentido, ao longo deste post serão esclarecidas essas e muitas outras dúvidas quanto à clínica de recuperação em Roraima – RR e o tratamento de dependência química e alcoolismo oferecido por elas. Confira:

O que é uma clínica de recuperação

Uma clínica de recuperação em Roraima – RR é caracterizada como um espaço totalmente adaptado para receber dependentes químicos. O principal objetivo desse tipo de estabelecimento é oferecer condições necessárias para que o usuário possa se recuperar da sua dependência de álcool ou drogas, para que assim ele possa ter sua qualidade de vida de volta.
A recuperação de um usuário de álcool e drogas é um verdadeiro desafio não só para o indivíduo, como também para a sua família e todas as pessoas que convivem com ele. Nesses casos, a clínica de recuperação tem um papel fundamental, pois é por meio dos profissionais e das atividades desenvolvidas por eles, que o usuário poderá se conscientizar sobre a gravidade do seu caso e aprender a controlar a sua dependência.
A equipe multiprofissional é formada por psicólogos, enfermeiros, psiquiatras, médicos, assistentes sociais, educadores físicos, dentre outros. Eles irão assistir ao dependente químico durante todo o tratamento de dependência química e alcoolismo e seu período de internação e oferecer recursos necessários para que ele supere os sintomas da dependência e abstinência.

Como funciona a clínica de recuperação
De modo geral, uma clínica de recuperação em Roraima – RR está localizada em um local de difícil acesso e afastada do centro da cidade, como uma forma de assegurar a segurança, a tranquilidade e discrição durante todo o tratamento de dependência química e alcoolismo do usuário e sua estadia na instituição.
A clínica ainda proporciona uma série de acomodações para maior conforto dos usuários durante o período de internação, no qual ele irá receber toda a assistência que precisa para superar a dependência. Esse tipo de instalação é de suma importância para que o usuário possa mudar os seus hábitos e lidar com todos os problemas acarretados pela abstinência.
É importante destacar que a dependência química provoca sérios problemas ao funcionamento do cérebro, além de alterar o caráter e provocar distúrbios psiquiátricos ao usuário. Tais prejuízos dificilmente são superados apenas pelo usuário, pois a tendência é que ele procure consumir quantidades cada vez maiores da substância química para obter o prazer que ela oferece e que fez com que ele se se torna dependente da mesma.
Quando isso acontece, a clínica de recuperação se torna a melhor opção do usuário para superar os problemas acarretados pelas drogas. No entanto, dificilmente ele se conscientiza sobre a sua situação e é necessário que a família adote medidas mais drásticas, tais como a internação involuntária e/ou compulsória.

Como funciona o tratamento com internação normal

Uma clínica de recuperação também pode oferecer o tratamento com internação normal no qual, o dependente será acompanhado por uma equipe multiprofissional, que irão recomendar cuidados físicos e sessões psicológicas seja individual ou em um grupo, durante todo o período da internação.
A duração da internação normal varia de acordo com as particularidades de cada paciente, mas normalmente são realizadas em um longo período de tempo de seis meses ou mais. A adesão desse tratamento pode ser requisitada de forma voluntária, por livre e espontânea vontade do dependente, ou através da internação involuntária no qual, a família é quem solicita uma ordem judicial para que tenha inicio o tratamento de reabilitação.
Considerações Finais
Uma clínica de recuperação de qualidade em Boa Vista – RR deve proporcionar, aos seus usuários, uma série de cuidados psicológicos que atuem de forma efetiva na reabilitação do vício e ressocialização do dependente a sociedade.
Nesse sentido, é importante analisar os tipos de tratamento, equipe profissional e infraestrutura que a clínica de recuperação oferece para que assim, o processo de reabilitação seja realizado de maneira segura e com tranquilidade, para o paciente.