(11) 4266-0513 (11) 4249-0221 (11) 97011-0268 (11) 94797-6909

Tratamento Psicológico para Dependentes Químicos

Tratamento Psicológico para Dependentes Químicos

Tratamento psicológico para dependentes químicos é algo essencial para garantir a eficiência da recuperação e reabilitação dos usuários. É preciso ter em mente que o consumo excessivo de drogas ilícitas não só prejudica os aspectos físicos do indivíduo, como também o psicológico.

Por isso, o papel do psicólogo é tão importante para o sucesso do tratamento. Sobretudo devido ao fato de que apenas esse profissional pode analisar e contribuir para o combate das causas que levaram os usuários a recorrerem ao consumo excessivo de drogas ilícitas. Ao longo deste post você poderá compreender melhor a importância do tratamento psicológico para dependentes químicos. Confira:

A dependência química

Para compreender de que forma o tratamento psicológico pode contribuir para o sucesso da recuperação dos dependentes químicos, é de suma importância saber o que é a dependência química. De maneira geral, ela está relacionada ao consumo excessivo de substâncias químicas que causam grandes distúrbios no funcionamento do organismo do usuário.

O cigarro, a cocaína e o crack são apenas alguns exemplos de produtos que causam dependência. Ao parar de consumi-los, os usuários sofrem as famosas crises de abstinência que podem prejudicar seriamente o organismo, causando problemas como irritabilidade, vômitos, dentre outros.

Apesar de a dependência química poder ser tratada por meio da utilização de medicamentos, os gatilhos que fizeram com que os usuários recorressem ao uso de drogas, tais como o alívio da tensão, a depressão, o estresse, dentre outros, só poderão ser tratados por meio de um tratamento psicológico para dependentes químicos.

Tratamento psicológico para dependentes químicos

O usuário deve ter acesso a um acompanhamento psicológico desde os primeiros momentos da internação em uma clínica especializada, pois dessa forma a readaptação poderá ocorrer da melhor maneira possível. Afinal, esse profissional poderá ajudá-lo a lidar melhor com as situações que fizeram com que ele utilizasse substâncias químicas como válvula de escape.

Além disso, o tratamento psicológico para dependes químicos irá contribuir para que alguns dos distúrbios causados pela abstinência sejam aliviados. É válido ressaltar que tanto os psicólogos quanto os psiquiatras podem fazer esse tipo de acompanhamento, tudo depende do quadro clínico do usuário.

A intervenção desse profissional pode ocorrer de diversas maneiras, ela irá variar de acordo com as necessidades dos usuários. A técnica adotada só poderá ser definida depois da análise do caso pelo psicólogo ou psiquiatra, onde serão identificadas as causas da dependência e definida a forma de tratamento.

As técnicas adotadas pelo profissional poderão ser modificadas na medida em que ele perceber de que maneira o usuário está reagindo ao tratamento psicológico para dependentes químicos, visando assim atingir resultados duradouros e satisfatórios.

As clínicas de recuperação

Compreendendo a importância dos aspectos psicológicos no processo de recuperação dos usuários, a maioria das clínicas passou a inserir o acompanhamento psicológico no tratamento de seus pacientes. Com isso, eles passaram a obter resultados mais favoráveis e duradouros, elevando assim o seu nível de eficiência.

De maneira geral, o tratamento psicológico para dependentes químicos recorre à adoção de diversas técnicas, dentre as quais se destacam: os grupos de autoajuda; o atendimento individual; e atendimento familiar. Porém, todos eles têm como objetivo principal o sucesso na recuperação dos usuários.

Nesse sentido, cada dependente químico receberá um tratamento diferente e elaborado de acordo com o seu perfil e necessidades. O psicólogo estará presente durante todo o tratamento, proporcionando o suporte que o usuário precisa para fazer com que os resultados sejam duradouros.

Últimas considerações

Como pode ser observado ao longo deste post, o tratamento psicológico para dependentes químicos é crucial para que o usuário possa ter sucesso na sua reabilitação. Sobretudo devido aos distúrbios que as substâncias químicas provocam no organismo e na mente dos indivíduos.

Sem esse tipo de suporte, dificilmente eles conseguirão superar as fases da reabilitação, em especial os sintomas apresentados durante a abstinência. É preciso destacar que o acompanhamento profissional do psicólogo não termina com a alta do usuário.

Pelo contrário, é muito importante que ele continue como uma forma de garantir que os resultados alcançados pelo tratamento psicológico para dependentes químicos sejam duradouros. Afinal, ele ainda poderá sofrer uma recaída a qualquer momento, sobretudo quando a causa da sua dependência está intimamente ligada ao estresse.

 

Blog

Fique atento a todas informações sobre as clínicas de recuperação


Tratamento da Dependência Química Feminina SP

Tratamento da Dependência Química Feminina SP

O tratamento da dependência química ou alcoolismo Feminina SP, sempre que possível, deve ser realizado com o consentimento e o desejo do dependente. A conscientização da necessidade de tratamento pelo dependente, muitas vezes, faz diferença em relação ao tempo de internação e tratamento....
Logo
Tratamento da Dependência Química em Boituva

Tratamento da Dependência Química em Boituva

O tratamento da dependência química ou alcoolismo em Boituva, sempre que possível, deve ser realizado com o consentimento e o desejo do dependente. A conscientização da necessidade de tratamento pelo dependente, muitas vezes, faz diferença em relação ao tempo de internação e tratamento....
Logo
Tratamento da Dependência Química em Pirituba

Tratamento da Dependência Química em Pirituba

O tratamento da dependência química ou alcoolismo em Pirituba, sempre que possível, deve ser realizado com o consentimento e o desejo do dependente. A conscientização da necessidade de tratamento pelo dependente, muitas vezes, faz diferença em relação ao tempo de internação e tratamento....
Logo
Tratamento da Dependência Química em Araras

Tratamento da Dependência Química em Araras

O tratamento da dependência química ou alcoolismo em Araras, sempre que possível, deve ser realizado com o consentimento e o desejo do dependente. A conscientização da necessidade de tratamento pelo dependente, muitas vezes, faz diferença em relação ao tempo de internação e tratamento....
Logo