(11) 4266-0513 (11) 94797-6909

Atividade física para usuários de drogas

Data: 27/10/2016 Categoria: Saúde / Voltar

Atividade física para usuários de drogas

Sair das drogas,alcoolismo e sedentarismo depende de você, por isso a pratique uma atividade física, os benefícios vão desde evitar doenças até mesmo na melhora do convívio social.

Atualmente temos ouvido muito o termo Fitness, seja saudável, pratique atividade física, tenha o corpo ideal, etc. Mas qual a importância da prática esportiva?
Primeiro vamos entender o que é atividade física para usuários de drogas? É a união de ações que uma pessoa ou um grupo realiza envolvendo gastos calóricos e para isso é preciso fazer exercícios com movimentos corporais, de modo que se tenha como resultados os benefícios à saúde.

O inverso da prática de exercícios físicos é o sedentarismo, um problema que está crescendo e preocupando muito, já que a população tem gasto bem menos calorias se comparada ao que gastava há 100 anos, o que explica porque o sedentarismo afeta cerca 70% da população brasileira, ou seja, mais do que a obesidade e a hipertensão.

Uma das principais causas do sedentarismo pode ser compreendido como o estilo de vida atual, que corresponde a 54% do risco de morte por infarto e por 50% do risco de morte por derrame cerebral, as principais causas de morte em nosso país. AS pessoas mais sujeitas ao sedentarismo são mulheres, idosos e pessoas de nível sócio-econômico.
Benefícios da prática de atividade física para usuarios de drogas

Com relação à saúde física, podemos dizer que o primeiro beneficio é perda de peso e da porcentagem de gordura corporal, além da redução da pressão arterial melhora do diabetes, diminuição do colesterol e aumento do HDL-colesterol, conhecido como "colesterol bom".

Todos esses benefícios ajudam na prevenção e no controle de diversas doenças, sendo importantes para a redução da mortalidade associada a elas. Para se ter uma ideia, pessoas que deixam de ser sedentárias e passam a ser um pouco mais ativas conseguem diminuir o risco de morte por doenças do coração em 40%, ou seja, isso demonstra que uma pequena mudança nos hábitos de vida é capaz de provocar uma grande melhora na saúde ,na qualidade de vida, na recuperação da dependência química.

Mas não é só para o corpo que os benefícios são destinados, na saúde mental, a prática de exercícios auxiliar na regulação das substâncias relacionadas ao sistema nervoso, também ajuda a melhorar o fluxo de sangue para o cérebro, além disso, auxilia também na manutenção da abstinência de drogas e na recuperação da auto-estima, já que é comprovado que existe a redução da ansiedade e do estresse. E por fim, a atividade física também pode atuar nos efeitos do convívio social, tanto no ambiente de trabalho quanto no familiar.

*Nome:
*E-mail:
Telefone:

Mensagem